SMS's de Aniversário

A data de aniversário do seu cliente é uma oportunidade única para o fazer lembrar-se de si.

No seu dia de aniversário o seu cliente sente-se naturalmente uma pessoa especial, mas cabe-lhe a si fazer com que esse sentimento se converta no reforço da vossa relação.

Uma pequena promoção, uma oferta, um desconto é tudo quanto basta para reforçar positivamente a imagem que o seu cliente guarda de si nesse dia tão especial.

O SMS é provavelmente a melhor forma de chegar ao seu cliente aniversariante. Sem formalidades, rápido e com sucesso de entrega muito perto dos 100%, um SMS é atualmente (e segundo muitos especialistas da área) a melhor ferramenta de marketing relacional.

No marketing relacional, é fundamental a personalização. Não basta que o seu cliente perceba que você se lembrou dele... é preciso que ele sinta que para você ele é muito especial. Isso só é possível se a sua comunicação for totalmente personalizada - adaptada ao seu cliente. A isto damos o nome de Marketing Relacional One-to-One.

Obviamente não é possível escrever pessoalmente uma mensagem de parabéns a todos os seus clientes. Por esse motivo, o SMSBulk.pt disponibiliza na sua aplicação online o Módulo de Aniversários. Este módulo permite-lhe o envio de uma mensagem totalmente personalizada para cada um dos seus clientes na respectiva data de aniversário.

Para tirar o máximo partido destas ferramentas aqui vai a nossa recomendação e segredo para o sucesso:

 

1 - Mantenha atualizada uma base de dados de todos os seus clientes

No momento da compra ou de relação pessoal com o seu cliente solicite-lhe os dados pessoais. Se o seu cliente estiver satisfeito com o seu produto/serviço, não vai recusar. Se lhe disser que é para ter acesso a promoções e ofertas, obviamente vai ficar interessado. Peça-lhe o Nome, Apelido, Data de Nascimento e N.ro de Telemóvel.

Mantenha atualizado um documento com a informação de todos os seus clientes. A forma mais simples de o fazer é através de uma folha de Microsoft Excel, onde cria uma coluna para cada um dos campos e depois preenche abaixo os dados relativos a cada um dos seus clientes.

Com excepção do telemóvel, todos os restantes dados são permanentes e não necessitam atualização, por isso, sempre que o seu cliente voltar, confirme se o seu número de telemóvel se mantém.

Duplique o registo no caso do seu cliente ter dois números de telemóvel. Um dia mais tarde um dos números poderá deixar de funcionar, mas continuará a poder contacta-lo pelo número alternativo.

 

2 - Carregue a base de dados dos seus clientes para a plataforma SMSBulk.pt

Então já tem uma base de dados com Nome, Apelido, Data de Nascimento e Número de Telemóvel? Está no bom caminho para uma relação proveitosa de marketing relacional one-to-one com os seus clientes.

Se ainda não o fez, crie uma conta no serviço SMSBulk.pt - a abertura de conta é muito simples, gratuita e sem compromissos.

Depois de entrar na sua conta visite a opção "Contactos > Novo Grupo". Esta opção permite-lhe transferir o conteúdo do seu documento Microsoft Excel (base de dados dos seus clientes) para a plataforma SMSBulk.pt. Dê ao grupo um nome sugestivo, como "Lista de Clientes" ou "Base de Dados de Aniversários". Seleccione a opção "Carregar Contactos em Massa" e siga atentamente as instruções online, possui até um vídeo para ajudar a perceber como funciona o envio dos contactos para a plataforma.

Uma vez criado o seu grupo de clientes na plataforma SMSBulk.pt, confirme se os dados foram carregados corretamente. Para isso entre na opção "Contactos > Gerir Contactos", entre no grupo que acabou de criar clicando no seu nome, depois clique no botão "Mostrar contactos". Deverá ver algo muito semelhante ao seu próprio documento Microsoft Excel.

Confirmado o carregamento da base de contactos, poderá então passar propriamente ao módulo de aniversários.

 

3 - Mensagem de Aniversário Personalizada

O segredo do sucesso do módulo de aniversários é o mecanismo de mensagens personalizadas. Uma mensagem personalizada é uma mensagem que aceita no seu conteúdo "campos dinâmicos". Os campos dinâmicos são expressões especiais que são convertidas automaticamente no conteúdo respetivo no momento do envio da mensagem.

Exemplo de um campo dinâmico: #nome# - Ao colocar a expressão #nome# no conteúdo de uma mensagem dinâmica, o sistema SMSBulk.pt irá automaticamente substituir a expressão #nome# pelo conteúdo que está no campo "Nome" da sua base de dados de contactos.

Este é um exemplo de uma mensagem dinâmica que pode utilizar para enviar mensagens de aniversário aos seus clientes:

Parabéns #nome#, #dn-dia# de #dn-mes-ext# é um dia especial. Para comemorar o seu #idade#º aniversário, temos para si uma oferta também especial!

Vejamos o que acontece quando o SMSBulk.pt envia a sua mensagem: suponha que hoje é dia 21/Abril/2016 e que o contacto aniversariante previamente registado possui os seguintes dados:

Nome: José
Data de Nascimento: 1985-04-21
Telemóvel: 900000000

O sistema SMSBulk consegue deduzir automaticamente os seguintes dados:

#nome# - José  >> campo "Nome" do contacto
#dn-dia# - 21  >> Inferido a partir da data de nascimento
#dn-mes-ext# - Abril >> Inferido da data de nascimento
#idade# - 31 >> Inferido a partir da data de nascimento e da data de envio da mensagem - neste exemplo 21/Abril/2016

Assim, o sistema SMSBulk.pt iria produzir a seguinte mensagem que seria enviada para o número de telemóvel 900000000, associado ao contacto:

Parabéns José, 21 de Abril é um dia especial. Para comemorar o seu 31º aniversário, temos para si uma oferta também especial!

No módulo de aniversários, junto ao local onde coloca a mensagem, possui informação detalhada dos campos dinâmicos que pode utilizar e a explicação de cada um deles. Cabe-lhe a si criar mensagens imaginativas com a informação disponível.

 

4 - Configure uma Mensagem de Aniversário

Na opção "Contactos > Mensagens de Aniversário", clique no botão "Criar Nova Mensagem de Aniversário".

O formulário para a criação de mensagem de aniversário é muito simples e possui ajuda na coluna da direita para cada um dos campos. Comece por colocar o "Estado" em "Off", para poder fazer testes sem que seja inadvertidamente enviada qualquer mensagem. Sempre que gravar as alterações na sua mensagem, terá oportunidade de ver uma simulação das próximas 10 mensagens que irão ser enviadas (data, destino e conteúdo da mensagem).

Faça as alterações que julgar necessárias. Quando pensar que está tudo ok, coloque o "Estado" ativo. E as suas mensagens estão prontas para ser enviadas! Lembre-se que o saldo da sua conta tem que ser positivo para que seja possível o envio de mensagens.

Nada o impede de ter várias mensagens distintas para vários grupos de contactos distintos. Poderá repetir a operação de criação de grupos de contactos para vários perfis de clientes distintos, aos quais poderá depois associar mensagens de aniversário distintas. Poderá enviar uma mensagem de manhã a desejar bom dia ao seu cliente aniversariante e depois uma nova mensagem à tarde, para o mesmo aniversariante, com uma oferta promocional exclusiva, etc...

Além de tudo isso, poderá ainda utilizar o módulo de aniversários para outros fins que não sejam necessariamente aniversários. Esta funcionalidade poderá ser aplicada a todas as acções de marketing onde faça sentido uma repetição anual / marcação de data especial. Pode, por exemplo, lembrar o seu cliente da sua primera compra na sua loja - substituindo a data de aniversário pela data de compra, etc.

As potencialidades deste conceito são muitas! Olhe para o seu caso específico e para a sua base de dados e comece agora mesmo a não permitir que os seus clientes se esqueçam de si.

Caso tenha comentários, sugestões ou dúvidas acerca dos nossos conteúdos e/ou plataforma, utilize a opção Contactos para nos deixar uma mensagem.

  • SMSBulk.pt
  • 2015-08-13
  • sms, marketing, one-to-one, contactos, aniversário

Categorias

Artigos Mais Lidos

SMS Via API

SMS Via API

Enviar SMS's a partir da sua aplicação ou websit...

SMS Low Cost

SMS Low Cost

Se tem uma base de dados com contactos validados, ...

SMS's de Aniversário

SMS's de Aniversário

A data de aniversário do seu cliente é uma oport...

Mensagens Predefinidas

Mensagens Predefinidas

Envia sistematicamente mensagens muito semelhantes...

Programa de Comissionistas SMSBulk.pt

Programa de Comissionistas SMSBulk.pt

Com o objetivo de expandir a sua posição no merc...

SMSBulk Lança Nova Versão Online

SMSBulk Lança Nova Versão Online

Um interface redesenhado, mais agradável e intuit...

SMS Até 750 carateres

SMS Até 750 carateres

O SMSBulk.pt permite-lhe o envio de mensagens até...

Lista Negra de Contactos

Lista Negra de Contactos

Com a nova funcionalidade "Lista Negra" fica ainda...